segunda-feira, 1 de junho de 2015

Programa Jovem Senador está com Inscrições abertas para o Concurso de Redação

As escolas participantes deverão promover atividades relacionadas ao tema “Participação política: no parlamento, nas ruas e nas redes sociais”, com vistas a estimular a produção dos textos em sala de aula, sob a orientação do corpo docente.

As inscrições para o 8º CONCURSO DE REDAÇÃO DO SENADO FEDERAL estão abertas até o dia 21 de Agosto de 2015. Neste ano, o tema trabalhado será PARTICIPAÇÃO POLÍTICA: NO PARLAMENTO, NAS RUAS, NAS REDES SOCIAIS.

O Concurso de Redação é parte do Programa Senado Jovem Brasileiro, criado por meio da Resolução nº 42, de 2010, que engloba ainda o Projeto Jovem Senador. O nome síntese “Jovem Senador” é utilizado para referir-se ao conjunto das atividades do Programa. O Jovem Senador é um Projeto anual, que proporciona aos alunos do Ensino Médio das Escolas Públicas Estaduais, com faixa etária até 19 anos, conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil.

Como participar

Podem participar do Jovem Senador 2015 alunos que estejam regularmente matriculados em escolas públicas estaduais de ensino médio, em uma das seguintes modalidades: regular, ensino técnico na modalidade integrada ou educação de jovens e adultos, ter, no máximo, 19 anos completos até o dia 30 de setembro de 2015.

Cada escola participante seleciona uma redação para representá-la e esta deverá ser enviada à CREDE/SEFOR de sua jurisdição, para que a mesma encaminhe à Secretaria da Educação do Estado. O endereço e os procedimentos para o envio da redação estão disponíveis no site www.senado.gov.br/jovemsenador.

É vedada a participação de alunos que já tenham vencido o Concurso de Redação ou tenha sido Jovem Senador, nos termos do artigo 15 da Resolução do Senado Federal n º 48, de 2012, seja parente de integrantes da equipe organizadora em linha reta, colateral ou afim, até o segundo grau.

Kit de Participação

Todas as Escolas Públicas Estaduais de Ensino Médio com faixa etária até 19 anos,
receberão um kit de participação, enviado pelo Senado Federal, contendo:
carta de apresentação;
regulamento;
ficha de inscrição para o aluno selecionado pela escola;
folha para transcrição da redação selecionada pela escola;
folheto de divulgação;
cartaz de divulgação; e
livreto com a compilação das redações finalistas de 2014.

As escolas que cumprirem com os requisitos para participação, mas não tiverem recebido o kit, poderão obter o material diretamente no site do Jovem Senador (www.senado.gov.br/jovemsenador).

Atividades Relacionadas

As escolas participantes deverão promover atividades relacionadas ao tema “Participação política: no parlamento, nas ruas e nas redes sociais”, com vistas a estimular a produção dos textos em sala de aula, sob a orientação do corpo docente. As ações preparatórias nas escolas poderão ter caráter interdisciplinar, com atividades que enfoquem fatos históricos e geográficos, direitos e deveres e noções sobre o exercício político e o fortalecimento da cidadania. O aluno deverá escolher um professor para orientá-lo durante o seu processo de pesquisa. Após a produção dos textos, preferencialmente em sala de aula, os professores deverão selecionar uma redação por turma, que será avaliada por comissão técnica constituída pela direção da escola.


A escola participante deverá remeter uma única redação à CREDE/SEFOR de sua jurisdição e a mesma encaminhá-la à Secretaria da Educação do Estado. Essa redação deverá ser manuscrita pelo próprio aluno no papel timbrado do Senado Federal, sem rasuras e sem identificação do aluno ou da escola no corpo do texto. Também deverá ser encaminhada, junto com a redação, a ficha de inscrição devidamente preenchida, assinada pelo diretor da escola, aluno e seu responsável legal. A ficha de inscrição e o papel timbrado constam no kit enviado às escolas e também podem ser encontrados no site www.senado.gov.br/jovemsenador para impressão.

Etapa Nacional

A Etapa Nacional será realizada em Brasília na semana de 16 a 21 de novembro de 2015. O aluno classificado para a etapa nacional receberá um microcomputador portátil, além de certificado de classificação no concurso, e o professor orientador receberá um tablet e um  certificado de participação no concurso.


No âmbito do Projeto Jovem Senador, caberá aos alunos classificados, devidamente orientados, a elaboração de proposições legislativas e de pronunciamentos que serão apresentados em sessões simuladas, preferencialmente, no plenário do Senado Federal.
        
:: Mais informações:
Site: www.senado.gov.br/jovemsenador  e www.seduc.ce.gov.br
Codea/SEDUC: Myrvia Muniz / Darcy Menezes
Tel:  3101.3973// 3101. 3968.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Rádio MEC Fm 98,9 Rio de Janeiro ao vivo, ouça a rádio do Ministério da Educação.
Rádio MEC FM 98.9 MHz
Cidade: Rio de Janeiro/RJ
Telefone: (21) 2117-7873 Gênero: Adultas/Notícias

Nossa Localização