quarta-feira, 27 de maio de 2015

Plataforma oferecerá apoio à pesquisa em escolas públicas

Um grupo de estudantes brasileiros que se encontravam em Portugal decidiu criar uma plataforma on-line para apoiar as atividades de desenvolvimento científico em escolas públicas brasileiras. A ideia surgiu do sentimento de que, apesar do aumento do número de mestres e doutores no Brasil, dificilmente esses pesquisadores têm estudos voltados para o ensino público.
Segundo os estudantes, a inquietação surgiu do seguinte questionamento: “Já que as bolsas de estudos são pagas com os impostos arrecadados no Brasil, qual seria o papel deles e quais respostas poderiam dar à sociedade?” Essa dúvida os motivou a buscar uma solução, encontrada na forma do atual projeto. O nome da plataforma é +Science.
Carolina Caretti é doutoranda em literatura pela Universidade Estadual Paulista, Eimard Nascimento faz doutorado em matemática pela Universidade de Aveiro e Cristiano Reis é doutorando em engenharia de biossistemas pela University of Minnesota. O outro idealizador da plataforma é Esequiel Mesquita, natural de Irauçuba (CE), que atualmente é bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no doutorado em engenharia civil na Universidade do Porto, em Portugal.
Hoje, o projeto já possui 44 pesquisadores voluntários cadastrados, e duas escolas cearenses participando: a Escola de Ensino Médio de Irauçuba e a Escola Estadual de Educação Profissional José Ribeiro Damasceno, no Trairi. O grupo de idealizadores informa que todo o trabalho é voluntário e, inicialmente, o ganho aos participantes se dá na forma de experiência ao orientar os projetos, pois muitos dos participantes ainda não contam com vivência efetiva com o ensino.
Segundo o grupo de pesquisadores, produzir ciência e cultura com recursos públicos os fez pensar que, “de alguma maneira, o retorno à sociedade deve existir, e se tal retorno for feito de maneira direta, toda a nossa trajetória terá valido muito mais a pena”, explicam.
Interessados – Os professores interessados devem preencher o formulário online com os dados da escola, grupo de alunos envolvidos e principais interesses científicos, juntamente com uma breve proposta de projeto de pesquisa, com no máximo três páginas, contendo título, grupo de trabalho (alunos e outros professores), área de concentração, introdução, objetivos, metodologia, resultados esperados e bibliografia.
Os estudantes de mestrado e doutorado interessados devem preencher o formulário PhD Action com seus dados acadêmicos e principais áreas de atuação. Para realizar a inscrição é necessário confirmar a disponibilidade de uma hora semanal para apoiar os grupos de pesquisas das escolas públicas brasileiras.
Assessoria de Comunicação, com informações da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Funcap
Acesse a página da +Science

Áreas disponíveis 

Engenharia Civil
 Engenharia Industrial
Neurociências
 Matemática
Nutrição Humana
Teatro Biologia
 Administração
Química
Ciências
Biomédicas
 Ciências da computação
 Engenharia de Biossistemas
Engenharia Química
Geologia
Psicologia
Sustentabilidade dos Recursos Naturais
 Antropologia
Zootecnia
Linguística Fisioterapia
Energias Renováveis
 Entomologia
Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
 Literatura
 Biotecnologia Indústrial
Filosofia
Educação

Fonte: MEC

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Rádio MEC Fm 98,9 Rio de Janeiro ao vivo, ouça a rádio do Ministério da Educação.
Rádio MEC FM 98.9 MHz
Cidade: Rio de Janeiro/RJ
Telefone: (21) 2117-7873 Gênero: Adultas/Notícias

Nossa Localização