Faça exercícios
A melhor maneira de aprender é praticar. Naturalmente, prestar atenção na aula, grifar os livros didáticos e fazer resumos são estratégias válidas e necessárias, mas não funcionam sozinhas. Para consolidar seu aprendizado, faça exercícios práticos. Dessa maneira, você saberá o quanto realmente compreendeu da teoria e poderá avaliar seu progresso. Ao praticar, você também terá dúvidas, que são boas oportunidades para assimilar novos conteúdos. Não se esqueça de resolver essas questões com a ajuda do professor.
Não tente decorar
Por mais desesperado que você esteja para ir bem em uma prova, não apele para a “decoreba”. Memorizar fórmulas e regras é importante, porém, o fundamental mesmo é entender o conceito. Estude sempre com o objetivo de entender a matéria para garantir que seu conhecimento seja estruturado. Uma boa tática nesse sentido é autoexplicar a matéria ou até mesmo contar com o apoio de um grupo de estudos, afinal, é preciso aprender plenamente para passar o conhecimento adiante.
Descanse
Perder madrugadas folheando os livros não vai te ajudar, pelo contrário. Para assimilar as informações, o cérebro precisa de momentos de descanso, o que explica a importância da qualidade do sono. Durma bem durante a noite e, se possível, até tire cochilos durante o dia. Esses momentos de relaxamento lhe deixarão mais desperto e apto para captar coisas novas.
Fonte: Universia Brasil

Nenhum comentário :
Postar um comentário