quinta-feira, 10 de abril de 2014

III ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA

 

Prof. Hernani

Inscrições para Ouvintes até 30 de Abril. Clique aqui para fazer a sua;

- Clique aqui para maiores informações sobre Pagamento de Inscrição para Ouvintes;
- Clique aqui para saber como chegar ao evento;
- Clique aqui para informações sobre Hospedagem;
- Clique aqui para ver os locais de realização do evento;

 

Apresentação

3ei-ea ― III ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
práticas de investigação em educação artística
tensões entre aprendizagem e investigação
05, 06 e 07 de maio de 2014 — Universidade Regional do Cariri (URCA) — Brasil-CE
organização:
GPEACC, Universidade Regional do Cariri (URCA) — Brasil-CE
i2ADS (nEA), Faculdade de Belas Artes daUniversidade do Porto, Portugal
Instituto Universitário de Arte, Tecnologia e Cultura, M_EIA; Cabo Verde
breve apresentação
Em 2010 a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação e a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, o Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE), em estreita colaboração com a M_EIA (MINDELO_Escola Internacional de Arte), organizaram, no Mindelo (Cabo Verde/África), o I Encontro Internacional sobre Educação Artística. No próprio encontro os especialistas e pesquisadores/investigadores internacionais presentes concordaram com a organização de um segundo evento que agenciasse novos debates sobre as complexas questões da Arte e da Educação Artística.
Respondendo a esse interesse, foi constituida uma comissão científica e uma comissão organizadora que juntas assumiram a responsabilidade pela realização do 2EI_EA, nos dias 2, 3, e 4 de Abril de 2012. O evento teve lugar na cidade do Porto/Portugal, sede das instituições promotoras e do recém-criado i2ADS (Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade — FBAUP) e do ID_CAI (ID_ Colectivo de Acção e Investigação — grupo informal de investigadores sediados na GESTO Cooperativa Cultural).
Formulou-se para o primeiro EI_EA (2010) o desejo de poder contribuir para se abrirem espaços de discussão que clarificassem a especificidade dos saberes e da pesquisa/investigação realizada em Arte e da Educação Artística e de se esboçar uma configuração atualizada de sua identidade. A adopção da designação de 'Educação Artística', assumida no título deste encontro, não pretende afastar outras designações, resultantes de percursos qualificados que em cada país ou contexto regional encontraram as suas designações próprias. O sentimento de que este é um campo feito da acumulação de saberes vindos das teorias tecidas no interior da Educação Artística e das contribuições das Ciências da Educação e de um imaginário social sobre a Arte, suas práticas e atores, preso ainda na modernidade, reivindicavam mudanças.
A Arte, a Educação Artística e as Ciências da Educação, ousam ser contemporâneas. Envolvem-se com o seu tempo. É possível imaginar outros modos de educação? Escutar, ver, sentir, questionar, agir, experienciar - estados em volta dos quais se desdobrou o Encontro. O que é a Arte e a Educação Artística e o que significam neste século XXI?
O Encontro enfrentou a urgência de se suscitar uma reflexão crítica ampla e alargada. O Encontro desenhou-se como um acontecimento. Construiu-se no próprio gesto de colocar em crise, de questionar, de nos implicar naquilo que fazemos, de pensarmos que a teoria e a prática não podem ser senão uma e a mesma coisa. Muito mais ficou por dizer e por pensar do que aquilo que foi dito ou pensado. Mas esboçou-se a possibilidade de um segundo Encontro e de um espaço de escrita pós-encontro. A marca fundamental do que no M_EIA (MINDELO_Escola Internacional de Arte) foi acontecendo reside nesse impulso de se enfrentarem os questionamentos aflorados.
O 2EI_EA “Acerca da implicação da ação na construção de narrativas contemporâneas” se configurou em um encontro de trabalho, lugar de retiro de um conjunto de pesquisadores/investigadores que atuam na Arte e na Educação Artística, enquanto epistemologia dos modos de ensinar e aprender o artístico da Educação Infantil à Universidade, portanto, campo de confrontação franca de ideias, pouso de experiências que se divulgam para fora de si, se confrontam com especialistas convidados, com parceiros de outras pesquisas e experiências. Um dos principais objetivos do encontro foi tornar visíveis formas alternativas de questionamento e de construção, jogos operatórios, relações entre a prática e a pesquisa/investigação, proporcionando a emergência de novos vocabulários e a expressão de novas práticas e análises na educação contemporânea.
A atualidade exige uma transformação profunda nas narrativas que esclareça a transversalidade do campo que se vem designando por Educação Artística, a sua imprescindibilidade no decurso das sociedades, e, em particular das ações educativas, dos conteúdos e das orientações que dão corpo e sentido à sua extensão para o terreno do ensino. Assim, o âmbito temático do encontro foi, simultaneamente, o seu campo problemático.
Ao lançar o convite já se anunciava que se tratava de um encontro onde o desconforto de questionar o que é dado como ‘natural’ e que tende à disciplinar o trabalho do pesquisador/investigador seria central. Desse modo pretendeu-se que o encontro promovesse a experiência e ações realizadas de modo a fomentar uma reflexão decorrente da ação.
Para atender as exigências do Encontro foram configuradas as seguintes plataformas de discussão: pensamento contemporâneo e arte/educação/artística; (re)pensar a pesquisa/investigação em educação artística; cultura visual, sujeito e educação; museus de arte e relacionamentos educativos; educação/arte/desenvolvimento.
Ainda no 2EI_EA foi iniciado o exercício de materialização de nossos pensamentos, ideias, reflexões, questionamentos, dúvidas, incertezas e experiências mediadas pelos campos epistemológicos da Arte, da Educação Artística e das Ciências da Educação e isso por meio do Livro “À Procura de Renovações de Estratégias e de Narrativas sobre Educação Artística: escritas posteriores ao encontro internacional em Cabo Verde, organizado por Catarina S. Martins, Manuela Terrasêca e Vítor Martins e publicado pela GESTO Cooperativa Cultural – Porto/Portugal, 2012, ISBN: 9789892030005. Nossa próxima publicação deverá ocorrer no 3EI_EA em 2014, resultado do pós-encontro de 2012.
O 2EI_EA, também, foi provocado com a proposta de um novo deslocamento (2010 – Cabo Verde/África, 2012 – Porto/Europa) e esta veio do Brasil, mas especificamente, do Grupo de Pesquisa Ensino da Arte em Contextos Contemporâneos – GPEACC/CNPq, criado em 2007 e ligado ao Departamento de Artes Visuais do Centro/Faculdade de Artes Reitora Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau da Universidade Regional do Cariri – URCA.
O GPEACC esteve presente nos dois primeiro encontros (2010 e 2012) e tomou para si o desafio de reunir no interior do Estado do Ceará-Brasil pesquisadores/investigadores da área de Arte/Educação/Artística, ampliando a interculturalidade vivenciada na Escola Internacional de Arte do Mindelo-Cabo Verde e na Faculdade de Artes do Porto-Portugal.
O Grupo de Pesquisa Ensino da Arte em Contextos Contemporâneos realizou em 2008 o 18º Congresso Nacional da Federação dos Arte/Educadores do Brasil – CONFAEB, com a presença de pesquisadores, professores da educação básica, estudantes da graduação e convidados internacionais. Assistiram a esta edição do CONFAEB aproximadamente 1.000 pessoas, além dos pesquisadores internacionais: Juan Carlos Araño Gisbert (Universidade de Sevilla – Espanha), Imanoel Aguirre (Universidade de Pamplona – País Basco/España), Olga Olaya (Membro do Conselho Latino Americano de Educação pela Arte e Presidente da Associação Ambar – Colômbia), Teresa Eça (Presidente da Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual – Portugal). O evento contou ainda com a presença da Presidente do Conselho Latino Americano de Educação pela Arte – CLEA, doutora Lucia Gouvêa Pimentel, e obteve apoio financeiro do Ministério da Educação, Ministério da Cultura, Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Ceará e da Organização dos Estados Iberoamericanos - OEI. Ainda para este evento foram publicados um Livro de Resumos (Arte/Educação Contemporânea: narrativas do ensinar e aprender artes – ISBN 978-85-7563-166-7 e um CD-ROM contendo textos completos – ISSN 8575631660-7).
A realização do 3EI_EA no Brasil apresenta especificidades que são aqui consideradas com o objetivo de não confundir esse evento com outros que já estão consolidados em nosso país e pertencentes a área de Artes como por exemplo: Congresso Nacional da Federação dos Arte/Educadores do Brasil, realizado pela Federação dos Arte/Educadores do Brasil – FAEB; Encontro Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, realizado pela Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas – ANPAP; Congresso Nacional da ABRACE, realizado pela Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas – ABRACE; Congresso Nacional da ABEM, realizado pela Associação Brasileira de Educação Musical – ABEM; Congresso Nacional da ANDA, realizado pela Associação Nacional de Pesquisadores de Dança - ANDA assim, como, de outros que são realizados por iniciativas de pesquisadores da área de Artes.
O 3º Encontro Internacional sobre Educação Artística propõe reunir Grupos de Pesquisa/ Investigação do Brasil, de Portugal e demais países tendo a Educação Artística como epistemologia dos processos de ensinar e aprender o artístico, nas suas diferentes expressões (Artes Audiovisuais, Artes Visuais, Dança, Música e Teatro) e modalidades (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, educação de jovens e adultos, serviços educativos de museus, mediação cultural, formação inicial e continuada de professores, didáticas específicas, educação especial, ensino de artes e comunidade, ensino de artes e preservação de bens culturais, ensino de artes e cultura visual, ensino de artes e gênero, ensino de artes na universidade (graduação e pós-graduação), entre outros.
A proposta de reunir Grupos de Pesquisa/Investigação e seus líderes, pesquisadores e estudantes surge da provocação do pesquisador e educador português António Nóvoa (2000), ao afirmar que
[...] as universidades vão progressivamente conceder uma maior atenção aos processos de acompanhamento dos alunos, através de formas de orientação e tutoria, de aconselhamento e integração dos alunos em grupos de pesquisa. Será esse conjunto de atividades pedagógicas e científicas, e não as “aulas” propriamente ditas, que definirá a Universidade do futuro. (p. 132)
Para Nóvoa (2000) os grupos de pesquisa/investigação darão um novo sentido a Universidade “quando os alunos buscarem inserir-se em grupos de pesquisa” (p. 133). Essa provocação será abrigada no 3º Encontro Internacional sobre Educação Artística e se converte ao mesmo tempo em sua problemática: Grupos de Pesquisa: entre aprendizagem e investigação?
O Brasil, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq possui a maior e mais importante Plataforma de Grupos de Pesquisa/Investigação, denominada de Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil. Essa Plataforma reúne todas as áreas de conhecimento e, ao mesmo tempo divulga e promove a produção científica desde a graduação a pós-graduação, portanto, o 3EI_EA terá como uma de suas metas tecer mais um fio de uma Rede de Grupos e Pesquisadores que teve início em 2010 no Mindelo em Cabo Verde – África.
A iniciativa do GPEACC em realizar o 3EI_EA com foco nos Grupos de Pesquisa/Investigação soma-se ao já realizado pelo i2ADS (Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade — FBAUP) e do ID_CAI (ID_ Colectivo de Acção e Investigação — grupo informal de investigadores sediados na GESTO Cooperativa Cultural) e, também, os convoca para juntos darmos continuidade ao Encontro Internacional sobre Educação Artística.
Espera-se acolher no Centro/Faculdade de Artes da Universidade Regional do Cariri – URCA cerca de 100 Grupos de Pesquisa/Investigação do Brasil, Portugal e demais países. Será, portanto, vários encontros em um Encontro permeado pela Interculturalidade da Pesquisa/Investigação em Arte e em Educação Artística.
Nos dias 05, 06 e 07 de maio de 2014 a Região do Cariri cearense, acolherá na cidade de Juazeiro do Norte o 3EI_EA e isso só é possível pelos avanços ocorridos nos últimos 6 anos desde a criação do Grupo de Pesquisa Ensino da Arte em Contextos Contemporâneos – GPEACC, do Centro/Faculdade de Artes e dos Cursos de Licenciatura em Artes Visuais e Licenciatura em Teatro pela Universidade Regional do Cariri – URCA e, mais recentemente, do Programa de Doutorado Interinstitucional em Artes – DINTER entre a URCA e a Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Rádio MEC Fm 98,9 Rio de Janeiro ao vivo, ouça a rádio do Ministério da Educação.
Rádio MEC FM 98.9 MHz
Cidade: Rio de Janeiro/RJ
Telefone: (21) 2117-7873 Gênero: Adultas/Notícias

Nossa Localização