A Escola Conserva Feitosa irá participar da Feira Regional de Ciências e cUltura da CREDE 19, apresentará quatro projetos, todas relacionados a temas trabalhados com os alunos em sala de aula e na sala de informática.
1° Projeto
CARRO RÔBO
Foi trabalhado em sala de aula e no laboratório de informática, iniciação a robótica e suas tecnologias, fez-se necessário em aprofundamento científico com pesquisas via internet e testes com protótipos. O material utilizado para a construção dos robôs foi encontrado em sucatas, material reciclado, partes de aparelhos eletrônicos, ferramentas comuns (chave de fenda, alicate, pistola de cola, solda) e pilhas. Estes foram feitos pelos alunos sob orientação do professore e o melhor foi escolhido pelos alunos de turmas diferentes. Após, foi colocado em práticas no carro-robô e seu designer, sabendo que este seria apresentado na feira de ciências e atenderá a inúmeras necessidades.O protótipo tem comportamento e formato semelhante a um carro de brinquedo. Depois de ativado ele inicia sua locomoção acionando o controle remoto e ao entrar em contato com pouca iluminação ele acenderá as luzes.Verificou-se maior interesse dos alunos por este campo da ciência, proporcionando-os o contato com a pesquisa teórica e prática. Trabalhando o saber cognitivo, a integração da turma e possibilitando a utilização de materiais alternativos. Dando uma nova opção de escolha para uma futura profissionalização. Durante o tempo da pesquisa ocorreram debates sobre a importância da tecnologia e da robótica no cotidiano, destacamos, por exemplo, o uso desta em cirurgias à distância e sua participação ativa no processo e na reabilitação de alguns indivíduos. Esse trabalho servirá para futuros estudos que abordarem como tema câmeras espiãs, principalmente para pessoas com deficiências.
O problema, pergunta ou questão principal do projeto:
Reconhecendo que há um crescimento considerável nesse campo de trabalho faz-se necessário um mínimo de conhecimento, pois há um conforto e bem estar proporcionado por essas máquinas e o auxílio dos portadores de deficiências em muitos sentidos.
2° Projeto
LUPA TECNOLÓGICA
Para a execução do projeto, cuja elaboração aconteceu de forma multidisciplinar e interdisciplinar, inicialmente foi pensada uma forma para atingir tais alunos trazendo de alguma maneira um benefício que ensejasse a melhoria da leitura e, consequentemente, da vida deles. Assim, os alunos autores reuniram-se para encontrar uma forma de adaptação da Lupa, um instrumento já muito usado e conhecido, para uma tecnologia moderna. Conforme os encontros aconteciam, seguindo um cronograma de ações, esta etapa culminaria com a produção de uma nova Lupa, que servirá para se fazer a leitura de qualquer texto. Ela será conectada a um computador que aumentará o tamanho da imagem causando uma visualização ampla para o deficiente visual parcial.Neste levantamento preliminar, foram identificados que nesta escola não existem pessoas com deficiência visual, então se pensou na educação como um todo, para que, assim, a Lupa Tecnológica produzida fosse introduzida na rede estadual, para que passe inicialmente por um processo de adaptação e utilização dessa nova ferramenta.A educação brasileira precisa passar por um processo de reavaliação, o que ensejaria o repensar de vários temas. Um deles é relacionado às pessoas com deficiência, mais necessariamente a acessibilidade à leitura. O projeto da Lupa Tecnológica, neste estudo, visa a levar às escolas do Ceará um novo método nesse campo, pois trata-se de facilitar a leitura e a interpretação de textos com essa nova tecnologia, pois já se tem conhecimento do significativo número de pessoas com deficiência visual parcial.
O problema, pergunta ou questão principal do projeto:
O ser humano tem cinco sentidos essenciais à sobrevivência, mas nem todos podem usufruir disso. Conforme o IBGE, censo 2000, 14,5% da população brasileira é de deficientes.
3° Projeto
METABOLISMO DA ÁGUA NO CORPO HUMANO
Foi trabalhado em sala de aula, no laboratório de química e no laboratório de informática, iniciação a bioquímica, sendo necessário em aprofundamento científico. O material utilizado para os projetos científicos foram livros de bioquímica e sites que trouxessem informações sobre o metabolismo. Os trabalhos foram feitos pelos alunos sob orientação do professor e o projeto foi escolhido por professores do ensino médio para ser apresentado na feira de ciências com o objetivo de alertar as pessoas sobre a importância da água no corpo humano e a quantidade necessária para o metabolismo da mesma.Nessa pesquisa preliminar, foram alertados muitas pessoas em relação ao consumo diário de água. No dia-a-dia, a ingestão de líquidos deve igualar-se ás perdas através da respiração, suor, trato gastrointestinal e diurese.Percebeu-se maior interesse dos alunos pela bioquímica, proporcionando-os o contato com a pesquisa teórica e prática. Trabalhando o saber cognitivo, integração da turma e possibilitando estudo de pesquisas alternativas, proporcionando uma opção de escolhas para uma profissão. Durante o decorrer do desenvolvimento da pesquisa surgiram debates e perguntas sobre a importância da bioquímica no cotidiano, destacando, por exemplo, que o corpo humano é uma máquina e que precisa de estudos mais aprofundados para a descoberta da cura de inúmeras doenças.
O problema, pergunta ou questão principal do projeto:
Reconhecendo que há um crescimento considerável nesse campo de trabalho faz-se necessário em conhecimento aprofundado.
4° Projeto
SEU LIXO, MEU LUXO!
Foi detectado um problema no bairro, gravado um slide e apresentado em sala de aula para alunos e professores, a partir de então houve uma discussão para encontrar uma solução. Chegando a uma conclusão que poderia trabalhar reciclagem. Com apoio de alunos e doações foi coletado alguns tipos de materiais que a princípio era lixo. Trabalhos de pesquisa foram realizados e promovidos várias oficinas para confecção desse lixo e transformado em inúmeras decorações de jogos educativos.Estes trabalhos foram apresentados numa feira de ciências realizada na escola e surtiu uma grande aceitação por parte dos alunos, professores e visitantes com a finalidade de promover a capacitação prática e teórica de alunos para trabalharem com reciclagem, desenvolver habilidades para apresentarem alternativas criativas e inovadoras e adaptar as ideias que já existem na reciclagem para realidade.A aplicação desse projeto surtiu um resultado bastante positivo, pois foi trabalhado com diversidade de materiais como garrafas pet usadas em decoração ambiental e jogos educativos, jornais e revistas foram transformados em decoração de cozinha, rolos de papel higiênico usados em painéis, copos descartáveis foram transformados em globo geográfico, embalagens de leite e suco tetrapark utilizados em cortinas persianas. Os alunos usaram toda criatividade e dedicação para a confecção dos mesmos.
O problema, pergunta ou questão principal do projeto:
Alguns alunos do ensino médio junto com a professora coordenadora, investigaram e detectaram um grave problema no bairro que acarreta um desequilíbrio ambiental.
Nenhum comentário :
Postar um comentário